sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Família monta biblioteca com 12 mil livros e incentiva leitura no Ceará - reportagem do blog do Galeno

Essa reportagem foi tirada do blog do Galeno (http://www.blogdogaleno.com.br/texto_ler.php?id=12951&secao=32).

Família monta biblioteca com 12 mil livros e incentiva leitura no Ceará
G1 / TV Verdes Mares - 20/12/2012

A cidade de Lavras da Mangabeira, a 418 km de Fortaleza, possui mais livros do que pessoas. Graças à família Pinheiro, a população tem a sua disposição uma sala de leitura com mais de 12 mil livros. O dobro da população da cidade cearense. A Sala de Leitura José Cândido Dias foi criada em julho de 1995. E desde então chama a atenção de crianças, jovens e adultos.
A organizadora do acervo, Valda Pinheiro, conta que o espaço é o orgulho da família e da cidade de Lavras da Mangabeira. "Isso aqui é um tesouro de conhecimento. Você conhece o mundo sentado em uma cadeira". disse.
Os estudantes Erilândia Dias e Jéferson Kaique cursam o 3º ano do ensino médio. E mesmo com tanta tecnologia eles não perderam o apto de folhear os livros. "A internet não é totalmente confiável. Por isso prefiro os livros", afirmou a estudante. Já estudante diz que a biblioteca é mais completa do que a internet. "Nada contra o mundo digital. Mas a biblioteca nos fornece assuntos mais detalhados. A internet as coisas são mais resumidas", disse.
Graças a iniciativa da família Pinheiro os alunos estão cada vez mais inteligentes. "Cada escola possui um acervo próprio. Porém, muito pequeno em relação a Sala de Leitura José Cândido Dias.E quando os nossos alunos chegam aqui ficam encantados. O espaço os contagia. Trata-se de uma riqueza para a nosso município", explica a professora Andressa Sousa.

Gosto pela leitura

No Ceará existem 194 bibliotecas funcionado. E outras nove em breve ficarão prontas. De acordo com a pesquisa Retratos do Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro comprovam que o nordestino gosta de ler. O Nordeste é a segunda região com mais possui leitores. Com cerca de 29% da população aprecia pelo menos um livro por ano. Perde somente para o Sudeste que tem a marca de 43%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário