segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Recomendamos: matéria sobre Ziraldo

O Almanaque Saraiva deste mês traz uma matéria sobre um dos nossos mais famosos escritores e desenhitas para o público infantil, o Ziraldo. No dia 24 de outubro, Ziraldo faz 80 anos e a matéria mostra um pouco do que ele pensa, algumas curiosidades, alguns personagens marcantes, pessoas ligadas a ele, além de novos projetos. Para dar um gostinho, colocamos alguns trechos abaixo:

"E nisso, além dos professores e dos pais, entra, novamente, o livro. A criança, para ele, não deveria ter acesso ao computador e à web sem passar antes por esse tipo de publicação. 'É ele que te abre a cabeça, que te informa, que te estimula a curiosidade, ajuda a refletir.'"

"Em 1938, aos 6 anos, publicou um desenho no jornal A Folha de Minas."

"Duas escolas levam seu nome no Uruguai, além de várias bibliotecas pelo Brasil."

"Em sua cidade-natal, Caratinga, existe uma estátua de 6 metros do Menino Maluquinho."

O personagem Bichinho da maçã foi "rascunhado em guardanapo de um restaurante de Nova York (a Big Apple/Grande Maçã)."

A personagem Professora Maluquinha foi "inspirada em uma professora de apenas 16 anos, que deu aulas na 1ª série ao artista e que levava gibis para os alunos lerem em sala."

"O primeiro ser humano a pisar na Lua recebeu da embaixada brasileira uma cópia em inglês do livro Flicts, de Ziraldo. Quis encontrar com o autor e, assim como Yuri Gagarin (o primeiro a ver o planeta do espaço sideral), que declarou que 'A Terra é azul', Armstrong disse: 'A Lua é Flicts'."

"As parcerias e homenagens ao poeta (Carlos Drummond de Andrade) começaram com o livro Flicts, que recebeu um elogio na coluna que Drummond escrevia para o Correio da Manhã."


Gostou? Quer saber mais? Leia a matéria completa em   http://www.livrariasaraiva.com.br/revista/almanaque-saraiva/77/

Nenhum comentário:

Postar um comentário